O alinhamento estratégico, somado ao planejamento estratégico, é um importante instrumento de gestão. A sua operacionalização pode auxiliar a gestão corporativa em suas decisões e influir no desempenho organizacional das áreas de RIG. Essa operacionalização, que à primeira vista parece algo extremamente complicado, nada mais é do que o alinhamento estratégico entre objetivos e estratégias de negócio e de RIG.
No último artigo, deixei algumas dicas para auxiliar as áreas de RIG na etapado planejamento estratégico. Ressaltei a centralidade que variáveis como adequação estratégica, integração funcional e consistência possuem para que o alinhamento estratégico seja eficaz, eficiente e efetivo. Afirmei que essas variáveis precisam estar muito claras, tanto no plano de negócios da organização (objetivos, estratégias e metas), quanto no planejamento estratégico de RIG (definições das necessidades de RIG para suporte aos itens de negócio).
Nesse artigo, vou enfocar o alinhamento estratégico na etapa da implementação do planejamento estratégico. Nessa etapa, a metodologia a ser utilizada para a implementação do processo de planejamento estratégico é muito importante. Ela deve permitir a manutenção da adequação contínua dos itens planejados na etapa anterior, garantir a integração funcional e informacional pela conformidade dos itens planejados com os processos e modelo de informações definidos nos planos de RIG, manter a participação, o monitoramento e comprometimento das pessoas com as metas a atingir durante todo o horizonte de planejamento.
Para ter certeza de que o que foi planejado e alinhado se tornou realidade é necessário monitorar o grau de atingimento dos objetivos estratégicos e das metas durante a etapa de implementação. Pode-se avaliar, por exemplo, se houve redução de custos, aumento de faturamento, melhora na eficiência da equipe, incremento de produtividade e etc.
No entanto, o simples atingimento dos objetivos não significa que o alinhamento estratégico aconteceu. Lembre-se: esse processo, apesar de não ser extremamente complicado, é complexo e trabalhoso.
Mais uma vez, deixo aqui um conjunto de dicas que poderão auxiliar na promoção do alinhamento estratégico na etapa de implementação do planejamento estratégico:
Leve em conta os objetivos e estratégias organizacionais;
Requeira envolvimento dos gerentes e clientes internos em geral;
Determine uma base uniforme para priorização dos projetos;
Inclua um plano global de RIG e comunicação para a organização;
Acompanhe todas as revisões realizadas no planejamento estratégico da organização;
Crie incentivos individuais para motivar os colaboradores da sua área;
Obtenha o apoio de patrocinadores da área de negócios aos projetos estratégicos da área;
Identifique reais oportunidades de negócios para a organização por meio de RIG e,
Monitore as necessidades internas do negócio e as capacidades de RIG para atender estas necessidades.
No próximo artigo dessa série, vamos continuar explorando essa etapa tão importante. Até mais!
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