SOLUÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES
SOLUÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES
Team Building
Equipes integradas entregam melhores resultados. O objetivo dessa solução é conscientizar as equipes acerca de sua dinâmica própria, o que fortalece a contribuição de cada um e fomenta a capacidade de estabelecer acordos, potencializando os talentos individuais. Somados, esses talentos individuais quando devidamente integrados geram um desempenho coletivo superior.
Liderança Facilitadora
Desafios complexos exigem novas abordagens de liderança e colaboração. Essa solução desenvolve a liderança facilitadora. Ela estimula o protagonismo e a criatividade, favorecendo processos de criação de soluções, resolução de conflitos e tomada de decisões. Também enfatiza o desenvolvimento de competências comportamentais e enfoca as relações humanas. Toda a aprendizagem é voltada à prática cotidiana do líder, respeitando a cultura da organização.
Gestão de Mudança
As equipes de RIG precisam inovar para criar soluções criativas para os desafios das organizações. Para inovar, muitas vezes é necessário gerar mudanças. Essa solução promove o alinhamento na organização em momentos de mudança, provê condições para obtenção de capacidades e conhecimentos necessários, cria objetivos adequados ao contexto, prepara a organização para a mudança e motiva os membros da equipe a buscar resultados ainda melhores. Como o sucesso do processo de mudança está intrinsecamente relacionado ao fator humano, alia-se ferramentas e métodos a um olhar particular e humano para cada membro da equipe.
Facilitação de Encontros para Tomada de Decisões Estratégicas
Todo profissional de RIG já participou de encontros intermináveis, conduzidos de forma autoritária e que não entregaram resultados efetivos. A facilitação é um recurso que dirime essas questões, pois busca criar engajamento, inclusão, propriedade, troca de conhecimento e, sobretudo, incentivar a colaboração e o foco na solução do problema. O facilitador guia os participantes fazendo perguntas, estimulando o diálogo, escutando com empatia e pensando em atividades que permitem que as pessoas reflitam e criem as próprias respostas.